terça-feira, 22 de maio de 2012

Comunicação eficaz... o passaporte para o sucesso

Comunicamos a todo o momento e das mais variadas formas. Mesmo sem dizer uma única palavra, passamos aos outros inúmeras mensagens através de gestos, expressões, olhares, etc.

Contudo, isso não nos garante a eficácia comunicativa. Comunicar é muito mais do que falar ou transmitir uma mensagem, implica relacionar-se com as outras pessoas, interagir e conectar-se verdadeiramente com elas. Como refere o perito em liderança John C. Maxwell, a comunicação "tem tudo a ver com os outros".

Mesmo que ainda não sejamos comunicadores eficazes, podemos aprender a sê-lo. A capacidade de comunicação não nasce connosco, ela pode ser desenvolvida e trabalhada, desde que se criem condições para isso. E, já agora, quanto mais cedo melhor. É que a comunicação melhora muito os resultados que alcançamos a vida, nos relacionamentos e na carreira.

O que acontece geralmente às pessoas que comunicam de forma eficaz:

  • Estabelecem e mantêm relações mais positivas e profícuas com as pessoas que as rodeiam, seja na família, no grupo de amigos ou no trabalho;
  • Influenciam mais facilmente as outras pessoas e vendem melhor as suas ideias, projetos, produtos e serviços, abrindo-se caminho para o sucesso pessoal e profissional;

  • Fazem novos contactos com facilidade, o que lhes permite aumentar a sua rede e, consequentemente, ter acesso a inúmeras oportunidades;

  • Inspiram as outras pessoas porque lhes falam ao coração e vivem o que comunicam, de uma forma simples e sempre na base do "ganha-ganha".

Por tudo isto, é pois essencial treinar a competência comunicativa. A melhor forma de o fazer é aproveitar ou criar máximo de oportunidades para a pôr à prova. Para tal, podemos optar por participar em cursos práticos, fazer apresentações ou discursos nas reuniões familiares e profissionais, realizar intervenções nos espaços de debate que nos são oferecidos nos eventos a que assistimos, entre outras coisas. Independentemente da situação em que comunicamos, devemos sempre avaliar a nossa performance para que possamos melhorá-la continuamente.

in expresso.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário