domingo, 13 de maio de 2012

O poder do sorriso

Não se percebe porque muitas pessoas começam e terminam os seus dias de "trombas" quando está mais que provado que o sorriso tem impacto positivo na nossa vida e na dos outros.

O sorriso não é só o resultado de nos sentirmos bem, ele faz com que nos sintamos realmente melhor. Por isso se diz que as pessoas que sorriem mais têm uma vida mais longa, mais saudável e feliz.

Por outro lado, quando sorrimos o ambiente torna-se mais agradável, as relações que estabelecemos são mais amistosas e a imagem que projetamos é de bem-estar e até mais competência.

Afinal, prefere ser recebido numa organização por uma pessoa com um sorriso sincero, aberto e positivo ou por uma pessoa com uma expressão facial fechada e carrancuda?

Tipos de sorriso:


O sorriso tem sido alvo de inúmeras investigações, inclusive em Portugal. Freitas-Magalhães, um psicólogo que se dedica ao estudo da expressão facial há mais de 20 anos, tem livros publicados sobre a temática (um deles, "A Psicologia do Sorriso Humano", é pioneiro em Portugal) e é diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab) , que conta com vários estudos acerca do sorriso nos portugueses.

Segundo este investigador existem três tipos de sorriso: o fechado, o superior e o largo. No sorriso fechado, os lábios estão juntos, há elevação das comissuras labiais sem exibição dentária, o rosto não sofre grandes alterações e o movimento muscular é reduzido. No sorriso superior, os lábios já se encontram separados, a elevação das comissuras labiais permitem exibir a fileira dentária superior, o rosto sofre algumas alterações e registam-se alguns movimentos musculares. No sorriso largo os lábios estão separados, a elevação das comissuras labiais exibem as fileiras dentárias, o rosto apresenta alterações fisiológicas significativas e o movimento dos músculos é acentuado.

Contudo, existem muitas outras formas de classificar os sorrisos que damos e recebemos quotidianamente. Por exemplo, o sorriso aberto está geralmente associado a pessoas simpáticas e extrovertidas, já o sorriso constante é muito comum nas pessoas que estão de bem com a vida e transmite força de caráter, enquanto o sorriso verdadeiro, que aparece aos poucos e desaparece gradativamente, transmite confiança e sinceridade.

Claro que nem todos os sorrisos têm um significado positivo. Por vezes forçamos um sorriso para agradar o chefe, o colega ou o cliente e isso acaba por ter um efeito contrário (um estudo conduzido por Brent Scott, da Michigan State University prova isso mesmo). Por isso, nada de sorriso amarelo.

Sorriso, um bom cartão-de-visita.

O marketing pessoal consegue-se não só com uma aparência cuidada, com uma boa rede de contactos e com experiências profissionais relevantes, mas também com um simples gesto como o sorriso.

O sorriso que deixa boas marcas é aquele que é autêntico e natural, é aquele que cria empatia, é aquele que contagia e inspira as outras pessoas. Como se consegue isso? Com uma atitude positiva perante a vida até porque, como diz o velho ditado, "tristezas não pagam dívidas".



in Expresso.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário