quarta-feira, 16 de maio de 2012

Quer vencer no mercado de trabalho?

As organizações, que estão focadas na obtenção de resultados de excelência, procuram não só profissionais qualificados mas sim verdadeiros "vencedores".

Que o diga Jack Welch , ex-presidente e CEO da General Electric, que liderou com sucesso este Grupo global, ano após ano, e com base nessa experiência de quatro décadas, revelou na sua obra "Vencer", "de que são feitos os vencedores".
Para Welch, o recrutamento de vencedores (independentemente da função) começa com três testes importantes:

Integridade, porque as pessoas íntegras "jogam" para ganhar mas respeitam as regras do sector, da empresa, do departamento, da função, não passam por cima de ninguém, dizem a verdade e assumem os seus erros;
Inteligência, porque é essencial ter pessoas com conhecimentos suficientes para trabalhar e com curiosidade intelectual para evoluir e aprender continuamente;
Maturidade, porque as pessoas maduras são confiantes sem ser arrogantes, são emocionalmente inteligentes e têm sentido de humor, sendo capazes de se rir de si próprias.
Por outro lado, os vencedores reúnem cinco características fundamentais, que Welch sistematizou na estrutura 4-E (e 1-P):
E de energia positiva, ou seja, de pessoas dinâmicas, extrovertidas e otimistas, que adoram trabalhar e amam a vida;
E de estimular os outros, isto é, de pessoas capazes de motivar e inspirar os que estão à sua volta, independentemente das circunstâncias;
E de edge (risco, em inglês), ou seja, de pessoas com capacidade para tomar decisões difíceis;
E de executar, ou seja, de transformar as decisões em acção, de fazer acontecer, de gerar resultados.
P de paixão, isto é, de entusiasmo verdadeiro e profundo pelo trabalho e pelo seu sucesso e dos que o rodeiam (colegas, colaboradores, chefias, amigos, familiares).
E então, tem perfil de vencedor/a? Mesmo que não tenha, está sempre a tempo de alcançar esse resultado, precisa é de agir nesse sentido."O homem é aquilo que ele próprio faz", André Malraux.

in Expresso.pt

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