Quando
pensamos em empresas pensamos logo no marketing da empresa para divulgá-la etc.
Mas e nós, enquanto profissionais de várias áreas, que valor damos à nossa
"marca"?
O nosso próprio marketing, será que o pensamos? Somos "o produto" mais importante.
Como as marcas, todos os profissionais têm de saber diferenciar-se dos rivais e aumentar a sua notoriedade. O Marketing Pessoal é o conjunto de actividades preparadas para criar, manter ou modificar atitudes ou comportamentos existentes em relação às pessoas.
O nosso impacto pessoal é composto por: 55% de aparência e comportamento, 38% pela maneira como falamos e 7% pelo conteúdo do discurso.
----- NA PRÁTICA -----
O Homem é um activo de depreciação rápida, uma forma de a ultrapassar é investir na valorização desse activo. O Marketing Pessoal actua directamente neste processo, pois é uma das ferramentas mais importantes para acabar com o conformismo e a falta de preparação que, por vezes, atinge as profissões, porque:
• é a base para o planeamento da sua imagem pessoal e profissional;
• permite o reconhecimento das suas competências e a forma correcta de expô-las;
• demonstra como criar, ampliar e gerir a sua rede de contactos - networking;
• reforça a auto-estima e a coragem para enfrentar os seus desafios profissionais;
• desperta o indivíduo para o auto-desenvolvimento e a auto-gestão da sua carreira profissional e da sua vida pessoal;
• amplia a pré-disposição para lidar com as constantes mudanças;
• dá-nos os ensinamentos necessários sobre formas adequadas de postura e etiqueta profissional.
----- DEFINIR OBJECTIVOS -----
Para utilizar a técnica de Marketing Pessoal com eficácia é necessário que a inicie definindo claramente o que quer. Qual é o seu objectivo profissional? O que é preciso para atingir esta meta?
Estipule um prazo para que isto ocorra - prazo compatível com a sua condição actual. Analise o ambiente da sua empresa actual e do mercado. E, se necessário, contacte um profissional de Marketing Pessoal, para o apoiar.
Feita esta sua análise, passa a estar preparado para iniciar o trabalho de Marketing Pessoal que envolve, entre outros assuntos:
• apresentação pessoal e comunicação;
• postura e ética;
• relacionamento social e profissional;
• visão e planeamento da sua imagem;
• estabelecimento de valor/preço;
• autoconhecimento para gerar um plano de autodesenvolvimento;
• reconhecimento e mudança de atitude;
• posicionamento no mercado.
É necessário construir uma auto-imagem positiva e optimista. Como ensinam as bem sucedidas estratégias do marketing tradicional, todo o produto necessita de uma boa embalagem. Portanto, cuide da sua comunicação e apresentação pessoal, pois estes são o seu cartão de visita.
Se quer ser um profissional de alto rendimento, coloque em prática o seu Marketing Pessoal!
In Revista Estética Viva
O nosso próprio marketing, será que o pensamos? Somos "o produto" mais importante.
Como as marcas, todos os profissionais têm de saber diferenciar-se dos rivais e aumentar a sua notoriedade. O Marketing Pessoal é o conjunto de actividades preparadas para criar, manter ou modificar atitudes ou comportamentos existentes em relação às pessoas.
O nosso impacto pessoal é composto por: 55% de aparência e comportamento, 38% pela maneira como falamos e 7% pelo conteúdo do discurso.
----- NA PRÁTICA -----
O Homem é um activo de depreciação rápida, uma forma de a ultrapassar é investir na valorização desse activo. O Marketing Pessoal actua directamente neste processo, pois é uma das ferramentas mais importantes para acabar com o conformismo e a falta de preparação que, por vezes, atinge as profissões, porque:
• é a base para o planeamento da sua imagem pessoal e profissional;
• permite o reconhecimento das suas competências e a forma correcta de expô-las;
• demonstra como criar, ampliar e gerir a sua rede de contactos - networking;
• reforça a auto-estima e a coragem para enfrentar os seus desafios profissionais;
• desperta o indivíduo para o auto-desenvolvimento e a auto-gestão da sua carreira profissional e da sua vida pessoal;
• amplia a pré-disposição para lidar com as constantes mudanças;
• dá-nos os ensinamentos necessários sobre formas adequadas de postura e etiqueta profissional.
----- DEFINIR OBJECTIVOS -----
Para utilizar a técnica de Marketing Pessoal com eficácia é necessário que a inicie definindo claramente o que quer. Qual é o seu objectivo profissional? O que é preciso para atingir esta meta?
Estipule um prazo para que isto ocorra - prazo compatível com a sua condição actual. Analise o ambiente da sua empresa actual e do mercado. E, se necessário, contacte um profissional de Marketing Pessoal, para o apoiar.
Feita esta sua análise, passa a estar preparado para iniciar o trabalho de Marketing Pessoal que envolve, entre outros assuntos:
• apresentação pessoal e comunicação;
• postura e ética;
• relacionamento social e profissional;
• visão e planeamento da sua imagem;
• estabelecimento de valor/preço;
• autoconhecimento para gerar um plano de autodesenvolvimento;
• reconhecimento e mudança de atitude;
• posicionamento no mercado.
É necessário construir uma auto-imagem positiva e optimista. Como ensinam as bem sucedidas estratégias do marketing tradicional, todo o produto necessita de uma boa embalagem. Portanto, cuide da sua comunicação e apresentação pessoal, pois estes são o seu cartão de visita.
Se quer ser um profissional de alto rendimento, coloque em prática o seu Marketing Pessoal!
In Revista Estética Viva
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