domingo, 13 de maio de 2012

O segredo é a alma do negócio. Ou talvez não!

Quantas vezes, no nosso quotidiano empresarial, ouvimos a expressão: O segredo é a alma do negócio??? Seguramente, muitas vezes!

Na era da informação e do conhecimento, onde tudo corre à velocidade da luz, dificilmente uma organização consegue manter algo em segredo (veja-se por exemplo a força do mercado de contrafacção).

Onde estará o segredo de um negócio de sucesso?

Por muito que nos custe, nos dias de hoje, não existem segredos que não possam ser descobertos. A verdade é que algumas pessoas têm essa informação e outras não. O segredo realmente não existe.

Um bom exemplo de sucesso é a Apple, onde o seu “segredo” é inovação, a criação de novos produtos totalmente inovadores (iPod, iPhone e iPad), o grande problema é saber qual será o novo produto a ser lançado.

Quem está mais atento, quem está mais informado, quem tem mais competências ou uma grande rede de contactos, tem acesso às melhores oportunidades. O grande segredo é a informação que se possui juntamente com a criatividade do ser humano. Os novos produtos vêm das ideias, o segredo esta em transforma-las em produtos/serviços que possam ser comercializados.

O segredo esta na ALMA, nas pessoas, na união da equipa em torno de um objectivo comum, na afinidade emocional que se consegue criar em torno do produto\serviço que oferecemos.

Descontruindo o dito popular, poderiamos actualiza-lo da seguinte forma: A ALMA É O SEGREDO DO NEGÓCIO!


Carlos Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário